Curso online – Formando Equipes em DBT: a prática da terapia comportamental dialética

Programa vivencial direcionado ao desenvolvimento das competências que os terapeutas precisam ter para atuarem na Terapia Comportamental Dialética (DBT).

1) O que é e para que serve o curso?
É um curso direcionado à capacitação de profissionais da saúde mental no atendimento clínico individual em Terapia Comportamental Dialética. O foco é desenvolver de forma prática as habilidades mínimas desejadas de um profissional que atue com DBT em clientes com intenso sofrimento.
Ele serve para auxiliar os profissionais a atuarem o mais rápido possível como terapeutas DBT, nos diversos módulos de tratamento que esta terapia permite – individual, consultoria por telefone e equipe de consultoria; exceto no Treinamento de Habilidades, que por demandar mais atenção, tem um curso dedicado especialmente a ele. (Informações sobre o Treinamento de Habilidades da DBT para Profissionais – www.vincularpsicologia.com.br/capacita)

2) Quais os objetivos do curso Formando Equipes em DBT?
São três os objetivos do curso: (1) Praticar estratégias de intervenção a partir dos princípios da aceitação, mudança e dialética; (2) Vivenciar a estrutura e desenvolvimento de uma equipe de consultoria em DBT e (3) Treinar as habilidades do(a) terapeuta para lidar com crises e direcionar o tratamento às metas de vida do(a) cliente.

3) Quem pode participar?
Profissionais que trabalham com saúde mental (psicólogos, psiquiatras, nutrólogos, geriatras, assistentes sociais, etc).

4) Preciso ter uma equipe de DBT para fazer o curso?
Não, não é necessário.

5) Terei que formar uma equipe após o curso?
Não é obrigatório, embora altamente recomendado. Ao final do curso, caso o aluno tenha o interesse em atuar com a DBT, é indicado a constituição de uma equipe e ele poderá contar com o apoio da Vincular para dar este passo.

6) Em quais transtornos a DBT já demonstrou eficácia?
Transtorno da Personalidade Borderline, Transtorno do Humor Bipolar, Depressão Crônica, Transtorno por uso de substâncias e outras adições, Transtornos alimentares (todos), Transtorno Desafiador Opositivo, Transtorno de Estresse Pós Traumático, Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade, Adolescentes suicidas e com CASIS, Depressão maior, Violência conjugal (Para os parceiros violentos), Familiares de pacientes com TPB, familiares de pacientes suicidas, entre outros.

7) Ser terapeuta DBT é pré-requisito para participar do curso?
Não, pois teremos uma parte introdutória de DBT no curso.

8) Precisarei compartilhar detalhes da minha vida pessoal e/ou de pacientes/clientes?
Você compartilhará até o ponto em que se sentir confortável.

9) Qual a data e formato do curso para 2021?
Em função da pandemia de Covid-19, em 2021 este curso será realizado no formato ONLINE e AO VIVO.
As aulas acontecem nos dias 24, 25 e 26 de junho (quinta a sábado), das 8h30min às 18h.

10) Qual o investimento e forma de pagamento?
O valor da inscrição é R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais). Este valor pode ser parcelado em até 6x sem juros no cartão de crédito OU à vista no boleto bancário com 3% de desconto. A plataforma de pagamento utilizada é a Safe2Pay da Safeweb.

11) Qual o número mínimo e máximo de participantes na turma?
Cada turma terá no mínimo 14 participantes e no máximo 30. Caso, em até 10 dias antes da data marcada para o curso, a turma não tiver alcançado o número mínimo de alunos, ela será cancelada e os inscritos serão informados. Neste caso, todos os valores pagos serão reembolsados.

12) Quem são os treinadores?
A turma é conduzida por psicólogos com formação e experiência em técnicas de Terapia Comportamental Dialética – DBT.  Nossa equipe é formada por:

Igor da Rosa Finger: Psicólogo. Doutor em Psicologia (PUCRS/2017), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2008), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2016), mentor do Treinamento Intensivo em DBT (Behavioral Tech/2017), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (INFAPA/2010) e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência (InTCC/2014). Instrutor de Treinamento de Habilidades da DBT e sócio-diretor da Vincular.

Cristina Würdig Sayago: Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2011), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2015), formação em Terapias Baseadas em Evidências para o Transtorno da Personalidade Borderline (FUNDACIÓN FORO – Argentina /2014), especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (WP/2009) e Instrutora de Treinamento de Habilidades da DBT. É sócia-fundadora da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul e sócia-diretora da Vincular.

Patricia A. Guedes: Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS/2017), Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética (Behavioral Tech/2015), formação em Terapias Comportamentais Contextuais (InTCC/2015) e especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (InTCC/2014). Instrutora de Treinamento de Habilidades da DBT e sócia-diretora da Vincular.

13) Como faço para me inscrever?
Para acessar o formulário de inscrição, clique aqui.

Ficou com alguma dúvida?

Se você ficou com alguma dúvia ou tem interesse em maiores informações, entre em contato com nossos profissionais.

Entrar em contato