Grupo de familiares

O Grupo de Familiares para pacientes com desregulação emocional consiste em uma proposta de 12 encontros semanais de 2h de duração no qual é explicado o que são e como ocorrem as dificuldades dos pacientes, assim como, ensina-se uma série de habilidades para lidar com os problemas familiares de forma mais efetiva em busca do desenvolvimento de uma relação familiar mais harmônica.

A importância do grupo de habilidades deve-se ao fato de que muitas vezes as famílias não conseguem entender bem os comportamentos do seu familiar, o que muitas vezes faz com que essa família não saiba o que fazer quando esses ocorrem. Em outra grande parte dos casos, as famílias possuem poucas fontes de apoio. Por fim, e principalmente, as famílias, em sua maioria, não possuem treino de habilidades específicas que possam ser somadas a sua preocupação, amor e compaixão pelo seu familiar.

Observando essas características, o Grupo de Familiares possui uma ênfase específica em treinar habilidades que objetivam que as famílias entendam as reações dos seus familiares e possuam habilidades que sejam efetivas para lidar com essas situações. Para tanto, são desenvolvidas as seguintes habilidades ao longo dos 12 encontros: consciência plena (Mindfulness), emoções (identificação e modificação), validação, análise do comportamento (avaliação e modificação), efetividade interpessoal, limites pessoais, como lidar com comportamentos de risco, e aceitação radical e dialéticas.

Ficou com alguma dúvida?

Se você ficou com alguma dúvida ou tem interesse em maiores informações, entre em contato com nossos profissionais.

Entrar em contato