Desregulação emocional – Por que algumas pessoas sofrem mais?

Um dos modelos que explica a desregulação emocional chama-se Teoria Biossocial. Nele podemos observar dois conceitos principais: Vulnerabilidade Emocional e Ambientes Invalidantes.

Vulnerabilidade Emocional é quando as emoções são disparadas diante de discretos estímulos, sentidas de forma mais intensa e que retornam de forma lenta ao estado original, ou seja, a pessoa já nasce sentindo mais e a emoção demora mais a passar.

Os Ambientes Invalidantes são os contextos nos quais a pessoa que já tinha vulnerabilidade viveu e não soube reconhecer de forma efetiva o que aquela emoção estava comunicando, passando a mensagem de que o que a criança/adulto sentia não era certo ou permitido. A interação entre algo inato para pessoa e um ambiente que não sabe o que fazer com essas características, gera a desregulação emocional. As consequências podem ser diversas, tais como: dificuldade de reconhecer suas emoções e saber o que fazer com elas, dificuldade de acreditar na sua capacidade de lidar com os problemas, envolvimento em comportamentos baseados no impulso advindo das emoções e problemas nos relacionamentos, que por vezes são intensos e confusos.

Ficou com alguma dúvida?

Se você ficou com alguma dúvida ou tem interesse em maiores informações, entre em contato com nossos profissionais.

Entrar em contato